11 5668-9909
INTRODUÇÃO - PROJETO PEDAGÓGICO
PUBLICADO POR CONTEUDOESCOLA - AUTOR EQUIPE CONTEUDOESCOLA EM 21/07/2004 ÀS 09H50
AMBÉM DENOMINADO PROPOSTA PEDAGÓGICA, É A SÍNTESE DOS PRINCÍPIOS, DIRETRIZES E PRIORIDADES ESTABELECIDAS PELA EQUIPE ESCOLAR A PARTIR DOS OBJETIVOS EDUCACIONAIS E DA DEFINIÇÃO DOS RESULTADOS A SEREM ATINGIDOS, SEMPRE VOLTADOS PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E DO DESEMPENHO DA ESCOLA.
A PROPOSTA PEDAGÓGICA DEVE SER ELABORADA A PARTIR DAS INFORMAÇÕES OBTIDAS JUNTO À COMUNIDADE (VARIÁVEIS EXÓGENAS, OU SEJA, EXTERIORES À ESCOLA) E JUNTO À PRÓPRIA ESCOLA (VARIÁVEIS ENDÓGENAS, OU SEJA, INFORMAÇÕES INTERNAS, A SEREM FORNECIDAS POR TODOS OS QUE TRABALHAM E CONVIVEM NO AMBIENTE ESCOLAR (ALUNOS, PROFESSORES, DIREÇÃO, PAIS E TODOS OS FUNCIONÁRIOS).
OS OBJETIVOS E METAS DO PROJETO PEDAGÓGICO DEVEM SER ELABORADAS A PARTIR DAS NECESSIDADES, LIMITAÇÕES, EXPECTATIVAS E POTENCIALIDADES DA COMUNIDADE, DOS ALUNOS, DA EQUIPE ESCOLAR, LEVANDO EM CONTA OS RECURSOS PEDAGÓGICOS E MATERIAIS EXISTENTES NA ESCOLA.
DEVE CONTER, NO MÍNIMO, AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:
- AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE OS ALUNOS PRECISAM DESENVOLVER
- OS CONCEITOS INTEGRADORES E OS CONCEITOS SIGNIFICATIVOS
- OS CONTEXTOS SIGNIFICATIVOS
- AS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS ANTERIORES QUE POSSUEM, TANTO OS ALUNOS QUANTO OS PROFESSORES
- OS MATERIAIS E PROCEDIMENTOS A SEREM UTILIZADOS
- A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E AS RELAÇÕES NA SALA DE AULA
- AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
- A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO
- OS PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS.
NO ENSINO FUNDAMENTAL, O PROJETO PEDAGÓGICO DEVE TER COMO OBJETIVO A FORMAÇÃO DO CIDADÃO, FORNECENDO AO ALUNO, AINDA, SUBSÍDIOS NECESSÁRIOS À SUA MELHOR INCLUSÃO SOCIAL.
PARA O ENSINO MÉDIO, ALÉM DO REFORÇO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ, DEVE-SE PREPARAR O ALUNO PARA AS INCERTEZAS E A PROVISORIEDADE DA VIDA SOCIAL ATUAL E ESPECIFICAMENTE A VIDA PROFISSIONAL, ALÉM DE TRABALHARMOS, JUNTO A ELES, A FORMAÇÃO DE ATITUDES PARA O TRABALHO.