11 5668-9909
EDUCAÇÃO: CARINHO E TRABALHO (WANDERLEY CODO)
PUBLICADO POR CONTEUDOESCOLA - AUTORIA FRANCISCO VALENTE EM 22/07/2004 ÀS 09H47
WANDERLEY CODO (ORG.) - PETRÓPOLIS, RJ: VOZES/BRASÍLIA : CNTE : UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA DO TRABALHO, 1999.
ISBN 85-326-2123-6
"BURN-OUT", A SÍNDROME DA DESISTÊNCIA DO EDUCADOR, QUE PODE LEVAR À FALÊNCIA DA EDUCAÇÃO.
PRIMEIRO ESTUDO INTENSIVO DE SAÚDE MENTAL E TRABALHO DE UMA CATEGORIA PROFISSIONAL NO BRASIL - OS PROFESSORES; TANTO POR ABRANGER O PAÍS EM TODOS OS SEUS ESTADOS QUANTO POR ENFOCAR, DESDE OS DETERMINANTES MACROECONÔMICOS ATÉ OS CONFLITOS MAIS SUBJETIVOS DE CADA SUJEITO.
NÃO É UM LIVRO SOBRE EDUCAÇÃO, MAS SOBRE O TRABALHO DOS EDUCADORES DAS REDES PÚBLICAS DOS ESTADOS - CERCA DE 1.800.000, EM 1999.
NÃO É UMA TENTATIVA DE SUBSTITUIR O ESTADO, A SOCIEDADE OU OS TRABALHADORES ORGANIZADOS NA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS E PRIORIDADES EDUCACIONAIS: É UM LIVRO QUE ALMEJA SUBSIDIAR O INTENSO E NECESSÁRIO DEBATE SOBRE OS CAMINHOS E IMPASSES NA EDUCAÇÃO COM DADOS SUBSTANTIVOS SOBRE O QUE O EDUCADOR FAZ.
OS PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO SE REVELAM, AQUI, COM UMA ALMA, UMA PERSONA, NUNCA DANTES IMAGINADA; MITOS E CACOETES SÃO DERRUBADOS SOB O IMPACTO DA INVESTIGAÇÃO, SIMPLESMENTE PORQUE AS PERGUNTAS FORAM FEITAS, AS RESPOSTAS FORAM OUVIDAS, SEM MEDO DO ESPANTO, EM DIÁLOGO FRANCO COM A ABISSAL IGNORÂNCIA BRASILEIRA SOBRE A ATIVIDADE DE EDUCAR. A PESQUISA QUE FUNDAMENTA O LIVRO DESTACA SEREM 48% DOS EDUCADORES, PRATICAMENTE A METADE DELES, SOFRENDO COM ALGUM SINTOMA DO BURN-OUT , UMA SÍNDROME DA DESISTÊNCIA DE QUEM AINDA ESTÁ LÁ, JÁ DESISTIU E AINDA PERMANECE NO TRABALHO.
UM A CADA QUATRO EDUCADORES SOFRE DE EXAUSTÃO EMOCIONAL, MAS 90% DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO ESTÃO MUITO SATISFEITOS, A GRANDE MAIORIA MUITO COMPROMETIDA COM SEU TRABALHO.
COMO ENTENDER UM TRABALHO ASSIM, UM TRABALHO EM QUE COABITAM, AMBIVALENTES, O PRAZER E O SOFRIMENTO, A REALIZAÇÃO E A PERDA DE SI MESMO, O INFERNO E O PARAÍSO?
A PERGUNTA E AS RESPOSTAS VIERAM DE UMA PESQUISA DE DOIS ANOS, COM 52.000 SUJEITOS, 1.440 ESCOLAS NOS 27 ESTADOS DA FEDERAÇÃO E O MAIS EXTENSO DE QUE SE TEM NOTÍCIA NO MUNDO.
É O ÚNICO ESTUDO EXAUSTIVO SOBRE SAÚDE MENTAL E TRABALHO NO PAÍS, FRUTO DE UMA PARCERIA ENTRE O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA DO TRABALHO DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO - CNTE.
COORDENADO PELO PSICÓLOGO WANDERLEY CODO, DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, O LIVRO APRESENTA TEXTOS DE VÁRIOS AUTORES, TODOS COMPROMETIDOS COM A PESQUISA REALIZADA E EXPLORANDO OS SEUS MÚLTIPLOS E VARIADOS ASPECTOS.
PARTICIPAM, COMO AUTORES: WANDERLEY CODO, IÔNE VASQUES-MENEZES, ANDRÉA ALESSANDRA GRAZZOTTI, CRISTIANNE OLIVIER-HECKLER, LÚCIA SORATTO, PATRÍCIA DARIO EL-MOOR, CATARINA CECÍLIA ODELIUS, RICARDO MAGALHÃES PINTO, FERNANDO RAMOS, LARISSA MEDEIROS E CLÁUDIA S. VERDAN.
OS ARTIGOS, ORGANIZADOS POR ÁREAS, SÃO OS QUE SEGUEM:
EDUCAR: O AFETO INVOCADO
- EDUCAR, EDUCADOR
- TRABALHO E AFETIVIDADE
- CRISE DE IDENTIDADE E SOFRIMENTO
OFÍCIO DE EDUCADOR
- OS TRABALHADORES E SEU TRABALHO
- TRABALHO: ATIVIDADE HUMANA POR EXCELÊNCIA
- ESCOLA: UMA ORGANIZAÇÃO MULTIPROFISSIONAL
- IMAGENS E MIRAGENS DA ESCOLA PÚBLICA
- VIOLÊNCIA E AGRESSÃO
- INFRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
- A CENTRALIDADE DA GESTÃO
ESPELHO PERVERSO
- SALÁRIO
- PODER DE COMPRA
BURN-OUT: "SÍNDROME DA DESISTÊNCIA"
- O QUE É BURN-OUT?
- O CONFLITO ENTRE O TRABALHO E A FAMÍLIA E O SOFRIMENTO PSÍQUICO
- SUPORTE AFETIVO E SOFRIMENTO PSÍQUICO EM BURN-OUT
- BURN-OUT E SUPORTE SOCIAL
- BURN-OUT E RELAÇÕES SOCIAIS NO TRABALHO
- ATITUDES NO TRABALHO E BURN-OUT
- BURN-OUT E CARGA MENTAL NO TRABALHO
- IMPORTÂNCIA SOCIAL DO TRABALHO
- RELAÇÕES COM O SINDICATO E SAÚDE MENTAL DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO
- SEGURANÇA NAS ESCOLAS E BURN-OUT DOS PROFESSORES
- INFRA-ESTRUTURA DAS ESCOLAS E BURN-OUT DOS PROFESSORES
- GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS E BURN-OUT NOS PROFESSORES
- REMUNERAÇÃO, RENDA, PODER DE COMPRA E SOFRIMENTO PSÍQUICO DO EDUCADOR
- O BRASIL, SEUS ESTADOS E O SOFRIMENTO PSÍQUICO DOS PROFESSORES
A SI MESMO COMO TRABALHO, AO OUTRO COMO PRODUTO E AO PLANETA COMO CENÁRIO
- O EDUCADOR ESQUECIDO
- A SI MESMO COMO TRABALHO
- O OUTRO COMO PRODUTO
- O PLANETA COMO CENÁRIO