11 5668-9909
CORRESPONDENTE EM MUNIQUE - FERNANDA BURMEISTER
A ESTRUTURA DO SISTEMA DE ENSINO DA ALEMANHA DIFERE MUITO DA BRASILEIRA. CADA ESTADO TEM AUTONOMIA SOBRE O SEU SISTEMA EDUCACIONAL QUE, DENTRO DOS 16 ESTADOS ALEMÃES, PODE VARIAR MUITO. A OBRIGATORIEDADE ESCOLAR, TODAVIA, COMEÇA AOS SEIS ANOS PARA TODA A ALEMANHA.
TODA CRIANÇA A PARTIR DOS 3 ANOS DE IDADE TEM, POR LEI, SEU LUGAR GARANTIDO NO JARDIM DA INFÂNCIA (KINDERGARTEN). NORMALMENTE, O JARDIM DA INFÂNCIA É MANTIDO PELOS PAIS, QUE PAGAM UMA MENSALIDADE DE ACORDO COM O RENDIMENTO FAMILIAR, INDEPENDENTE SE O ESTABELECIMENTO É PÚBLICO OU PRIVADO. MUITOS DELES SÃO MANTIDOS POR IGREJAS E/OU INICIATIVAS PARTICULARES QUE, NAS CIDADES PEQUENAS, EXERCEM GRANDE INFLUENCIA SOBRE A COMUNIDADE.
PARA GARANTIR UM LUGAR NO JARDIM DA INFÂNCIA PERTO DE SUA RESIDÊNCIA, O GOVERNO ACONSELHA AOS PAIS A INICIAREM A PROCURA MESES ANTES DA ÉPOCA DA CRIANÇA COMEÇAR A FREQUENTAR AS AULAS.
ALGUNS ESTADOS OFERECEM ÀS CRIANÇAS UM ANO DE PREPARAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, ISTO É, ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS EDUCATIVAS, A CRIANÇA AUMENTA SEU CONHECIMENTO DA LÍNGUA ALEMÃ PARA A SUA INICIAÇÃO NA ESCOLA (GRUNDSCHULE).
UMA CURIOSIDADE NO PRIMEIRO DIA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL, É A SCHULTÜTE, UM CONE COLORIDO CHEIO DE PRESENTES E DOCES PARA.AS CRIANCAS. O GESTO INCENTIVA A IDA PARA A ESCOLA E AJUDA A TORNAR O PRIMEIRO DIA DE AULA MAIS PRAZEROSO.
AS ESCOLAS ALEMÃS NO BRASIL TAMBÉM SEGUEM ESSE COSTUME. A TRADIÇAO É FORTEMENTE PASSADA PARA OS ALUNOS QUE EM MUITOS CASOS SÃO FILHOS DE EXPATRIADOS ALEMÃES QUE MORAM PRINCIPALMENTE EM SÃO PAULO. AS ESCOLAS OFERECEM SALAS SEPARADAS PARA O APRENDIZADO EM ALEMÃO E EM PORTUGUÊS.
ENSINO FUNDAMENTAL (GRUNDSCHULE) – O ENSINO FUNDAMENTAL NA ALEMANHA É PÚBLICO, GRATUITO E TEM DURAÇÃO DE QUATRO OU SEIS ANOS, DEPENDENDO DO ESTADO. EM SUA MAIORIA A CRIANÇA FREQUENTA O "CURSO PRIMÁRIO" DA PRIMEIRA À QUARTA SÉRIE, SEMPRE MEIO PERÍODO. RECENTEMENTE, VOLTOU A TER DESTAQUE NA MÍDIA ALEMÃ A DISCUSSÃO SOBRE MODIFICAR DAS 7:00 PARA 9:00 HORAS O HORÁRIO DE INÍCIO DAS AULAS PARA QUE AS CRIANÇAS APRESENTEM UM MELHOR RENDIMENTO.
O ANO LETIVO NA ALEMANHA, DIFERENTEMENTE DO QUE OCORRE NO BRASIL, TEM INÍCIO EM AGOSTO.
ESCOLAS SECUNDÁRIAS E ENSINO MÉDIO - AO ENCERRAR O ENSINO FUNDAMENTAL, AS CRIANÇAS COMEÇAM A SER ORIENTADAS PARA SUA VIDA PROFISSIONAL E SÃO ENCAMINHADAS PARA AS CHAMADAS ESCOLAS SECUNDÁRIAS. A DECISÃO DA MELHOR OPÇÃO DE ESCOLA SECUNDÁRIA É TOMADA PELOS PROFESSORES JUNTAMENTE COM OS PAIS, DE ACORDO COM O DESEMPENHO DA CRIANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL. A OPÇÃO DA ESCOLA PODE SER, SE NECESSÁRIO, MODIFICADA.
AS ESCOLAS SECUNDÁRIAS SÃO DE TRÊS TIPOS: HAUPTSCHULE, REALSCHULE E GYMNASIUM.
NA HAUPTSCHULE, OS ALUNOS RECEBEM UMA FORMAÇÃO GERAL BÁSICA QUE NORMALMENTE TEM DURAÇÃO DE CINCO A SEIS ANOS. APÓS SUA CONCLUSÃO, O ALUNO ESTÁ HABILITADO A FREQUENTAR UM CURSO NAS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES (BERUFSCHULEN), PARA EXERCER UM OFÍCIO NA INDÚSTRIA OU NA AGRICULTURA.
A REALSCHULE, ASSIM COMO A HAUPTSCHULE, TAMBÉM OFERECE UMA FORMAÇÃO GERAL BÁSICA, COM A DIFERENÇA DE HABILITAR AOS CURSOS MAIS ADIANTADOS NAS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES. NORMALMENTE TEM DURAÇÃO DE SEIS ANOS.
O GYMNASIUM, QUE TEM DURAÇÃO DE NOVE ANOS, PROPICIA UMA FORMAÇÃO MAIS APROFUNDADA. CONCLUINDO O GYMNASIUM, O ALUNO PODERA OBTER O CERTIFICADO CHAMADO ABITUR, QUE HABILITA O JOVEM A FREQUENTAR UM CURSO EM UMA UNIVERSIDADE DE SUA ESCOLHA, DE ACORDO COM SUAS NOTAS. ISTO É, OS ALUNOS COM AS MELHORES NOTAS TÊM PREFERÊNCIA NAS FACULDADES E NAS ESCOLHAS DE PROFISSÕES MAIS ESPECIALIZADAS, COMO POR EXEMPLO, MEDICINA. O SISTEMA DE NOTAS NAS ESCOLAS ALEMÃS É BEM DIFERENTE EM RELACÃO AO BRASIL: AS NOTAS VARIAM DE 1 A 6, SENDO 1 A MELHOR NOTA.
O DIPLOMA ABITUR PODE SER COMPARADO AO VESTIBULAR BRASILEIRO.
NAS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES (BERUFSCHULEN) O JOVEM É PREPARADO PARA O EXERCÍCIO DE UMA PROFISSÃO OFICIALMENTE RECONHECIDA. A FORMAÇÃO TEÓRICA SE DÁ NA ESCOLA ATRAVÉS DAS AULAS, UM A DOIS DIAS POR SEMANA; A FORMAÇÃO PRÁTICA É FEITA NO POSTO DE TRABALHO (EMPRESA OU OFICINA), TRÊS DIAS POR SEMANA. OS CURSOS TÊM DURAÇÃO DE DOIS A TRÊS ANOS E O ESTÁGIO É REMUNERADO, SOBRETUDO PARA OS JOVENS VINDOS DA HAUPTSCHULE E DA REALSCHULE. HÁ MUITOS CASOS DE ALUNOS QUE CURSARAM O GYMNASIUN E POSSUEM O DIPLOMA ABITUR, QUE OPTAM POR UMA FORMAÇÃO DESTE TIPO.
O SISTEMA EDUCACIONAL NA ALEMANHA, EM RELAÇÃO AO BRASIL, APRESENTA UMA GRANDE VANTAGEM: O ENSINO GRATUITO. MUITOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS SÃO ATRAÍDOS PELAS UNIVERSIDADES QUE ABREM SUAS PORTAS E OFERECEM CURSOS EM INGLÊS PARA AQUELES QUE NÃO DOMINAM O ALEMÃO. APESAR DE UMA DECISÃO JUDICIAL RECENTE PERMITIR QUE OS ESTADOS COBREM TAXAS DE ESTUDANTES NAS UNIVERSIDADES, AINDA ACREDITA-SE NA IMPORTÂNCIA DE MISTURAR NAS SALAS DE AULA, VÁRIAS NACIONALIDADES COM DIFERENTES EXPECTATIVAS POLÍTICAS, SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICAS.
A INTERNACIONALIZACÃO DO SISTEMA DE ENSINO ALEMÃO AINDA É UMA QUESTÃO DE GRANDES DISCUSSÕES ENTRE ACADÊMICOS E ESPECIALISTAS EM EDUCAÇÃO.
* FERNANDA BURMEISTER É BRASILEIRA DE SÃO PAULO, CAPITAL. PUBLICITÁRIA E PROFISSIONAL DE MARKETING. PERMANECERÁ NA ALEMANHA NOS DOIS PRÓXIMOS ANOS, EM VIAGEM DE ESTUDOS.