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Reflexões Éticas na Modernidade

 

1EBERSON LUÍS MOTA TEIXEIRA

QUE É A ÉTICA?

 

Todas as coisas (vivas e não-vivas) deveriam servir a um propósito? Teríamos que estar diante da vida imiscuídos das assertivas da sociedade, humanidade e quiçá da natureza (no sentido imanente de essência)?

Necessitamos de fins (metas, objetivos) e não somente de meios?

Nossa perspectiva mental só conhece o processo (PRINCÍPIO, MEIO e FIM). A perenidade nos apavora, e acreditamos mais no ‘jogar de dados’ – teoria das probabilidades de 2Pierre Simon Laplace - do universo que na 3eternidade de um evento. Destarte acaso a experiência decodificada do “4élan” vital mover-se-á em 5 “flamigeros” “insight”, donde teríamos a vida humana como “o” aspecto formal. Transitando segundo ‘a’ qual e sem ‘o’ qual está teria um fim em si mesmo? Porventura, à moda grega o que buscamos é ao ‘bem em si’ – sendo o fim no qual todo ser humano aspira? E utilizamo-nos de uma percepção de desvelamento e desdobramento 6 “pari passu” com a excelência da virtude?

Na visão Aristotélica à Ética caberiam algumas categorias em analogia com a lógica: 7Formal. 8Eficiente e 9Final. E pergunto: Como um algo que deveria ser o esteio de condução da vida humana, e nesse sentido uníssono, dividir-se-á em três outros aspectos. Porventura buscamos palmilhar os caminhos com Ética ou somente fazemos alusões lúdicas com a mestria do termo?

Última atualização em 15/09/2011

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A construção social do envelhecimento

Por Meire Nunes *

RESUMO

 

Este artigo analisa a questão temática do envelhecimento, incluindo nesta abordagem histórico-cultural a análise dos aspectos da identidade do idoso, seus valores culturais, políticos e econômicos, valores simbólicos que constroem a trama das sociedades.

O olhar que a sociedade tem para com o idoso depende intrinsecamente dos fatores sócio-culturais que ela estabelece na relação com este segmento populacional.

O desejo de controlar o envelhecimento é um anseio legítimo e angustiante, e sem dúvida, faz parte da busca pela felicidade das sociedades modernas.

As alterações corporais trazidas pelo tempo (cabelos brancos, fraqueza muscular, pele enrugada e flácida) podem trazer a infelicidade, sendo que a consciência de finitude e decadência física podem gerar a depressão.

A rejeição à terceira idade e a negação dela, parece-nos ser um mecanismo de defesa natural do homem moderno que busca a jovialidade e nega o envelhecimento.

Os estudos nesta dimensão procuram compreender o fenômeno para poder melhor interpretá-lo.

 

Palavras-Chave: Envelhecimento, jovialidade, cultura, sociedade.

Última atualização em 18/08/2011

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Eficácia no ensino e aprendizagem da língua inglesa

 

 

Gilmar de Souza Franco ¹

RESUMO

Mudanças relativas a metodologias de ensino ocorrem constantemente em diferentes campos do conhecimento, inclusive na área de ensino-aprendizagem de língua estrangeira. O presente artigo busca discutir conceitos do planejamento estratégico pessoal em confronto com outro tema relacionado ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, visando à eficiência e eficácia do educador e educando na sala de aula. Tendo como objetivo principal um aluno dotado de objetivos, sonhos e aspirações que lhe trará estratégias e incentivos adequados para ascensão profissional, social e educacional. Contudo, não se pretende fazer julgamento sobre os tipos de objetivos que são mais ou menos válidos ao ensino-aprendizagem da língua inglesa, mas o que se pretende é oferecer diretrizes para que cada aluno ou professor possa, ao analisá-las e exercitá-las, talvez ter mais claro as ações que podem levá-lo à satisfação e alcance da eficácia educacional no ensino-aprendizagem da língua inglesa. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico em nível nacional e internacional sobre o que seja um planejamento estratégico pessoal e alguns temas relacionados às melhores condições de aprendizagem de uma língua estrangeira dentro do contexto de sala de aula. Ao final, foi sugerido por meio do artigo o uso eficaz do planejamento estratégico pessoal juntamente com o trabalho de grupo em sala de aula, incentivando a motivação intrínseca, que se define como o grau de esforço do aluno em aprender uma segunda língua como resultado de um interesse gerado por uma atividade específica de aprendizagem.

 

Palavras-chave: Língua Inglesa. Planejamento Estratégico Pessoal. Ascensão

 

Última atualização em 18/08/2011

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Editorial - Estamos de roupa nova

Nosso chicoportal - que completa oito anos de atividade - está inaugurando sua nova roupagem - visual diferente, com novas cores e acessos mais fáceis - e mantendo seu padrão de qualidade,  continuando a  oferecer aos educadores brasileiros conteúdos pedagógicos,  de gestão escolar e institucionais.

Nas próximas  semanas, serão introduzidas novas seções - como o "Vitrine Acadêmica", um local para onde nossos leitores poderão enviar sua produção acadêmica, como artigos, Trabalhos de Conclusão de Cursos e dissertações e que ficará disponível a todos que acessarem o Conteudoescola.

Última atualização em 15/09/2011

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Ensino do Direito nas escolas.

Recentemente, no fórum do Conteudoescola, o leitor Cesar Veras sugeriu uma discussão interessante: é conveniente a introdução do estudo do Direito no ensino Fundamental? (veja a pergunta no fórum clicando aqui). O questionamento me surpreendeu, pois esse é um tema que considero importantíssimo. Mais do que uma simples pergunta, tal indagação nos faz pensar sobre o próprio papel da Educação. Pra que serve a escola? Ou pra que deveria servir?

Última atualização em 04/07/2011

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Resenha: Andy Hargreaves - O Ensino na Sociedade do Conhecimento: A educação na era da insegurança*

Hargreaves faz uma crítica severa às condições sociais e de trabalho impostas à população pelo capitalismo selvagem que caracterizou a industrialização européia nos séculos 18 e 19 e, por conseqüência, critica também o modelo capitalista atual, marcado pelos apelos que faz ao consumismo desenfreado utilizando para isso, a mídia e a telemática.

Última atualização em 19/04/2011

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Editorial: A Terceirização do Ensino Público: Solução ou Embuste?

Jornais de São Paulo divulgaram notícias, há poucos dias, sobre a aquisição, por muitos municípios, de "sistemas de ensino" fornecidos por empresas privadas de prestação de serviços educacionais, para utilização nas escolas de Ensino Fundamental. Trata-se do "ensino apostilado", composto, geralmente, de caderno de conteúdos, caderno de exercícios e manual do professor.

Última atualização em 01/07/2011

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Xerox de livro - parte 1: é ilegal copiar capítulos para pesquisa?

Recentemente, voltou a ter destaque na mídia brasileira a polêmica sobre as cópias de páginas de livros nas universidades. Com dois artigos sobre o tema, procurarei expor os aspectos jurídicos da discussão e desmistificar o papel da lei no tocante ao assunto. Neste primeiro texto, discorrerei sobre a legalidade da cópia de capítulos de livros e artigos de revistas científicas.

Última atualização em 01/07/2011

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