Banner

Quem somos ?

O Conteúdoescola é um site voltado para a educação, cultura e cidadania .

Conheça o Conteúdoescola !

Home

Educação Física Escolar e Fisiologia do Exercício: Uma proposta de Interdisciplinaridade.

O texto procura posicionar a Educação Física no âmbito da transdiciplinaridade, oferecendo sugestões sobre como trabalhar conceitos de várias disciplinas – Física, Biologia, Sociologia - utilizando a E.F. como ponto de partida.

Última atualização em 04/07/2011

Leia mais...

 

O Conhecimento Escolar no Ensino Básico: retomando algumas questões

O presente trabalho tem a intenção de suscitar a reflexão sobre alguns elementos do conhecimento escolar. Sendo assim, pretende discutir questões relacionadas ao trabalho escolar e ao desenvolvimento da prática docente. Alem disso, menciona a permeabilidade dos discursos pedagógicos. Por fim, procura considerar algumas questões "de fundo" referentes às tentativas de mudanças educacionais. Mudanças que, na maioria das vezes, desconsideram o cotidiano escolar e, quase sempre, estão atreladas a projetos descolados da realidade escolar.

Última atualização em 04/07/2011

Leia mais...

 

Resenha: A águia e a galinha. (Leonardo Boff)

A presente obra divide-se em sete capítulos, onde conta à história de uma águia criada como uma galinha. Essa história é compreendida como uma metáfora da condição humana. Cada um poderá lê-la e interpretá-la conforme o chão que os seus pés pisam. Essa obra sugere caminhos, mostra uma direção e projeta um sonho promissor.

Última atualização em 01/07/2011

Leia mais...

 

Complexidade e Educação

RESUMO: O presente artigo aborda a complexidade proposta por Edgar Morin e a educação de uma forma geral. São analisadas diferentes situações à luz dos fundamentos da complexidade e as situações educacionais que são desenvolvidas nas escolas, tanto públicas como particulares.
Demonstra-se, de acordo com estudos atuais da biologia, a importância que a emoção tem no processo de aprendizagem vivenciado diariamente nas escolas.

Última atualização em 04/07/2011

Leia mais...

 

Arte é Conhecimento, é Construção, é Expressão

Este artigo apresenta e busca superar algumas visões simplistas e de senso comum, no que se refere à concepção de arte e de aproximar-se de uma concepção mais completa, considerando arte como conhecimento, como construção e como expressão. Dependendo da maneira como a arte for concebida e conseqüentemente trabalhada ela assumirá diferentes papéis na sociedade. Se limitarmos a arte a uma concepção positivista ao estilo "Arte é: " , limitaremos também seu papel no processo de socialização de crianças e adolescentes. É preciso caminhar para uma reflexão epistemológica: o que não é arte, o que pode ser, buscar métodos para pesquisar e ensinar...

Última atualização em 04/07/2011

Leia mais...

 

Produção de Texto: um Processo na Perspectiva da Sala de Aula

O texto apresenta algumas observações sobre a forma de ensino de produção de texto nas escolas, a visão que os professores têm do assunto, bem como a maneira de se operar didaticamente com essa prática de ensino dentro da sala de aula.

Última atualização em 04/07/2011

Leia mais...

 

A Emoção Virtual

RESUMO: Neste artigo faço uma reflexão sobre a emoção virtual a partir de dois e-mails recebidos de duas leitoras que ao lerem os textos que estão no portal Conteúdo Escola não se contiveram e escreveram-me tecendo comentários a partir da emoção que sentiram.
São dois momentos diferentes, uma estava passando a sua vida a limpo e a outra percebeu que os sentimentos dela são compartilhados por outros professores.

Última atualização em 04/07/2011

Leia mais...

 

Pareceres Descritivos: Histórias de Saber, Poder e Verdade sobre os/as Infantis

O presente artigo tem por objetivo analisar e discutir os pareceres descritivos enquanto dispositivos de penalização normativa. A produção de tais documentos tem sido difundida de forma naturalizada nas escolas, como sendo o mais adequado registro de avaliação das crianças. O intuito da discussão que será desenvolvida, não é o de questionar a validade dos pareceres enquanto registros de avaliação, mas o de (na medida do possível) captar os seus efeitos no processo de subjetivação do infantil em situação escolar.

Última atualização em 03/07/2011

Leia mais...

 

Página 3 de 5

Monte a sua escola

Educação infantil, educação fundamental, ensino médio e muito mais dicas para você montar a sua própria escola.

Confira!

Colunistas

Confira nossos Colunistas e as suas opniões.

Confira...

Gestão escolar

Confira os modelos e planos para planejamentos de gestão escolar aqui no portal!

Confira!